terça-feira, 24 de abril de 2012

Contratualistas

Hobbes - Rousseau - Locke

Hobbes:
Visão de Homem:
Segundo suas teorias, o homem era lobo do próprio homem.
 














Finalidade do Contrato:
Necessidade de se estabalecer entre os homens um contrato, para constituirem um Estado absoluto e de poder absoluto, porque para Hobbes o Estado era criado para garantir a preservação da vida humana, para sairem da miseravel condição de guerra permanente.

Rousseau:
Visão de Homem:
Jean-Jacques Rousseau afirmava que o homem só foi feliz na época em que vivia sem problemas, em meio a pequenos grupos, numa vida pastoral e fácil, ocupado com os negócios materiais de existência e com as afeições da família. Depois, quando começou a refletir, o homem inventou: a propriedade, que causou a miséria de uns e a riqueza excessiva de outros; o luxo, que criou os vícios; a instrução, que criou a ambição, as inquietações de espírito.
Finalidade do Contrato: 
O Governo é instituído para promover o bem comum, e só é suportável enquanto justo. Não correspondendo ele com os anseios populares que determinaram a sua organização, o povo tem o direito de substituí-lo, refazendo o contrato. Dessa forma, Rousseau sustenta assim, o direito de revolução.

Locke:
Visão de Homem:
John Locke afirmava que "quando os homens vivem juntos e conforme a razão, sem ter sobre a terra superior comum que tenha autoridade para julgá-los, se acham propriamente em estado de natureza.''
Finalidade do Contrato:
Locke apresenta o contrato social como fato socializado.Assume carater de forma ideal e neste sentido o Estado é sobre tudo,mera expressão do poder e também arbitrário ,mas deve necessariamente pela sua natureza ser destinado a garantir os direitos individuais



Tal pensamente filosófico serviu de fundamentação par ao Constitucionalismo Comtemporânio,e foram tais ideias largamente difudindas á época das tres Revoluções :a Inglesa,a Americana e a Francesa. 

“...foram as revolucões ,chamadas burguesas,que instauraram nova ordem ,liberal e constitucional ,em determinadas nações e colocaram um modelo para o restante delas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário