O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.
Visão de Homem:O homem é ruim porque é um "animal". De forma que, esta visão antropocêntrica analise o homem a partir de seus instintos e desejos.Maquiavel afirmava que o ser humano deve alcançar honra, fama e glória.
Virtudes Principescas:
Virtudes Principescas:
O príncipe tem que ser virtuoso e aqui Maquiavel não utiliza o conceito cristão de virtude, mas o conceito grego pré-socrático, onde a virtude é vitalidade, força, planejamento, esperteza e a capacidade se impor e profetizar. O príncipe que tiver essa virtude vai ser dono do próprio destino, vai criar sua própria sorte, que para ele determinava somente metade dos acontecimentos na vida das pessoas, a outra metade é definida pela liberdade.
Maquiavel critica, a partir das virtudes principescas, o conceito de ''bom governante'' dado por Platão e Aristóteles, segundo estes o político ideal seria aquele que governasse com honestidade.As melhores virtudes de um governante não são exatamente aquelas exaltadas pela Igreja. Muito pelo contrario. Um governo justo, mais covarde e cheio de freios morais, na visão de Maquiavel, não seria exatamente um bom governo.O conceito de bom governo se aplicaria atraves das atitude de seu governante;o governante tem que ser violento e insensível para que seus inimigos não atrapalhem a vida do Estado.Melhor que seja mentiroso, falso, violento e corrupto, desde que saiba manter o poder sossegado e as coisas correndo normalmente.
Reale (2003, p. 127) “Na verdade, quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em todos os ditames da bondade caminha inevitavelmente para a própria perdição”.
Segundo Maquiavel, um príncipe ajuizado será guiado acima de tudo pelos conselhos da necessidade: para manter o poder e sua posição ele deve adquirir a capacidade de não ser bom, e entender quando exigirem as situações. Um príncipe sábio mantém-se leal ao que é bom quando pode, mas sabe como praticar o que é mau quando isto for preciso.
Dentre as qualidades ideais apontadas estão à generosidade, que deve ser balanceada pela moderação, pois se pode adquirir má fama pelos que não participaram da generosidade. Segundo Maquiavel, o príncipe deve evitar ser odiado e desprezado pelos seus súditos.
Finalidade da Política:
O objetivo da política é levar os homens a viver na mesma comunidade de forma organizada e se possível em liberdade. O príncipe político busca estabilidade do cargo, busca manter-se no poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário