segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ética Aristótelica


No jornal Diário do Grande ABC, o senador Randolfe Rodrugues (Psol do AP) afirma que o PT perdeu a referência ética. http://www.dgabc.com.br/News/5975483/pt-perdeu-referenciaetica-afirma-randolfe.aspx
1- Faça uma relação da afirmação dessa notícia, no campo da ética,  com a teleologia de Aristóteles.
Seguindo a teleologia de Aristóteles o PT ter pedido sua referência ética significa que esse perdeu a sua finalidade;sendo do partido do trabalhador ele deveria apoiar a classe trabalhadora,mas quando ele opta pela privatização o partido coloca-se contra a sua finalidade.
2- Como Roberto Azevedo articula os conceitos de convicção e responsabilidade no dia-a-dia das ações das pessoas?
Roberto Azevedo afirma que a convicção e a responsbilidade estão quase sempre juntas, apresentando a diferença que há entre a convicção e a responsabilidade. Os homens designados comuns atuam com a convicção,que é o resultado de suas experiencias de vida,em contraponto os homens públicos com responsabilidade,tendo esta para medir todos os seus atos.3- Em que sentido Aristóteles afirma que o homem é um animal político?
Segundo Aristóteles, a “cidade ou a sociedade política” é o “bem mais elevado” e por isso os homens se associam em células, da família ao pequeno burgo, e a reunião desses agrupamentos resulta na cidade e no Estado.

http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/23/o-animal-politico-para-aristoteles-o-homem-e-um-178984-1.asp

4- Interprete os eguinte pensamento de Aristóteles: "um homem incapaz de “viver em sociedade” ou alheio ao Estado é um “bruto ou uma divindade”.
De acordo com Aristóteles, o diferencial do homem está no fato de ele não se unir aos demais apenas para a satisfação de seus desejos imediatos (reprodução, proteção, alimentação, etc.), saciados no seio da família ou da aldeia. Ele tende a ir além, dar vazão às suas potencialidades, e nesse ponto entra a importância da pólis para sua realização.Por isso está na qualidade de superioridade diante dos animais,ele é fruto da divindade e por isso necessita conviver bem com o meio e com as pessoas que o cercam,a sociedade.
http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/23/o-animal-politico-para-aristoteles-o-homem-e-um-178984-1.asp

5- Em que consiste a virtude para Aristóteeles?
 - link anterior-
A virtude é agir conforme a razão dos valores universais de uma determinada pólis. Ou seja, o que desejo como bom deve equivaler àquilo derado bom para a minha sociedade. E sejam quais forem as especificidades dessas regras, o bem comum será invariavelmente a felicidade, a justiça, o bem viver na sociedade política.

6- A partir de que o homem encontra o equilíbrio necessário à virtude?
- link anterior -
A prudência,somente com a experiência e a inteligência consegue-se antever as consequências de um ato desviante à moral do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário